Noticias Bacanas

Noticias Bacanas, coisas boas do nosso mundo

Campanha tira o sapato de voluntários pelas crianças descalças 09/04/2010

Filed under: Uncategorized — anafontes @ 1:07 pm

A simples falta de um sapato pode comprometer desde a educação até a saúde de inúmeras crianças e adolescentes, principalmente em países em desenvolvimento. Por isso, algo precisa ser feito. É o que defende a campanha Um Dia Sem Sapatos (One Day Without Shoes), que faz um alerta à população sobre esta questão propondo a retirada dos calçados por um único dia.

Durante a data de 8 de abril, pessoas em todo o mundo se comprometeram em tirar sandálias, tênis ou qualquer tipo de calçado para mostrar que também se preocupam com essa realidade, que a primeira instância não parece um grande problema.

Organizada pela empresa Toms Shoes, popularmente conhecida por sua ação de responsabilidade social na venda de sua alpargatas (onde doa um sapato a uma criança em situação de risco para cada sapato vendido), a curiosa mobilização mostra ter embasamento, e no site da campanha pode-se encontrar uma relação de consequências relacionadas à falta de calçado. Por exemplo:

• Em alguns países em desenvolvimento, as crianças precisam andar quilômetros até a escola, sem água limpa disponível e com pouco acesso a assistência médica.
• Cortes e feridas nos pés podem levar a infecções graves.
• Muitas vezes, as crianças não podem frequentar a escola por não possuírem calçados adequados.
• Na Etiópia, cerca de um milhão de pessoas sofrem de Podoconiosis, uma doença debilitante e muito agressiva, causada pelo contato direto com o solo vulcânico. A Podoconiosis tem prevenção, desde que se tenha a higiene adequada com os pés e um par de sapatos.

Para Blake Mycoskie, fundador e chefe dos doadores de sapatos da Toms, a ideia pode parecer estranha, mas a causa é real e tem uma solução muito simples, por isso todos podem participar.

“Uma companhia de sapatos pedindo para as pessoas saírem descalças? Sei que é estranho, mas estamos entusiasmados. Pedimos às pessoas para saírem o dia todo, parte do dia, ou para ficarem ao mesmo alguns minutos descalças, só para experimentar o que milhões de crianças suportam todos os dias. Consciência e compaixão são os catalisadores da mudança”, garante.

Pessoas, empresas ou organizações que quiserem participar da iniciativa que completa três anos, podem acessar o site da campanha, marcar sua presença em um evento e mostrar o seu apoio.

O vídeo da campanha:

Fonte: EcoD

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s