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DiA Internacional da Diversão no Trabalho é comemorado no Dia da Mentira 26/03/2010

Filed under: Uncategorized — anafontes @ 12:41 pm

 

Parece mentira mas não é! Na próxima 5ª feira, dia 1º de abril, será comemorado pelo 12º ano consecutivo em todo o mundo o “Dia Internacional da Diversão no Trabalho”, com o objetivo de lembrar que o trabalho não tem que ser sofrido, mas sim descontraído.

Esta comemoração, que também acontece na Europa, consta do “Chase’s Oficial Calendar of Events”, o calendário mais importante dos Estados Unidos.

Marcelo Pinto, conhecido como Doutor Risadinha e autor do livro “Sorria, você está sendo curado”, lançado pela Editora Gente, destaca o que vários estudos comprovam: o riso e a descontração no ambiente de trabalho, aumentam a produtividade, reduzem o obsenteísmo e o turnover, melhoram o clima interno, facilitam o trabalho em equipe e reforçam as relações interpessoais positivas entre os empregados, dentre inúmeros outros benefícios.

“O Bom Humor no ambiente corporativo aumenta a auto-estima, potencializa a criatividade, estimula a motivação e torna a nossa atividade diária mais leve”, ressalta o Doutor Risadinha. Ainda segundo ele, “já passamos boa parte do nosso dia dentro das empresas e por isso devemos nos empenhar em tornar esse lugar o mais agradável e descontraído possível”.

Além dos inúmeros benefícios que a diversão e o riso trazem para as empresas, não podemos nos esquecer que também são inegáveis aqueles que eles proporcionam à nossa saúde, tais como: maior produção de endorfinas, aumento do fluxo sanguíneo, melhora do sistema imunológico, redução do estrésse, etc.

E aquí vão algunas dicas do Doutor Risadinha para estimular a descontração no trabalho:
1. celebre as conquistas, mesmo que insignificantes;
2. crie um ambiente agradável e confortável para curtas paradas ou para um bate papo acompanhado do cafezinho, a fim de recompor-se as energias;
3. comemore as datas festivas com muita alegria e criatividade;
4. privilegie o feedback positivo;
5. reconheça os méritos publicamente;
6. crie programas de qualidade de vida;
7. inicie atividades grupais com breves sessões de gargalhadas;
8. institua o programa de Participação nos Resultados;
9. respeite o equilibrio entre trabalho e vida pessoal;
10. estimule o voluntariado.

O guru da Administração atual, Tom Peters, já em 2004 afirmou no seu livro “Reimagine” que: “As pessoas que se sentem bem consigo mesmas também riem muito. Essa é a minha experiência. Assim, aqui estão duas de minhas regras: a) nunca trabalhe em um lugar onde rir seja raro e b) nunca trabalhe para um líder que não ria”.

Para maiores informações, visite seu blog Espaço do Riso clicando no link: http://doutorrisadinha.blogspot.com

Fonte: Cia da Informação

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