Noticias Bacanas

Noticias Bacanas, coisas boas do nosso mundo

Curso de pós-graduação gratuito para professores de inglês 19/03/2010

Filed under: Uncategorized — anafontes @ 1:35 pm

 

O Programa de Formação Contínua de Professores de Inglês: um Contexto para a (Des)Construção da Prática, financiado integralmente pela Cultura Inglesa e desenvolvido junto com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), agora oferece um curso de especialização lato sensu gratuito em Práticas Reflexivas e Ensino-aprendizagem de Inglês na Escola Pública, exclusivo para educadores dos ensinos Fundamental e Médio das redes municipal e estadual de São Paulo. O curso foi lançado nesta semana, no auditório do Centro Brasileiro Britânico, na Rua Ferreira de Araújo, 741, em Pinheiros, São Paulo.

O evento contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, que elogiou a iniciativa: “A obrigação da rede pública é a formação do cidadão e isso não pode prescindir do ensino de idioma. Por isso, é necessário apoiarmos e levarmos adiante todas as ações como esta. Que este programa seja cada vez maior e continue arraigado na nossa rede pública”.

“Esta é a ação Social de maior relevância da Cultura Inglesa. Mais do que promover a formação profissional e o crescimento do professor como indivíduo, nosso objetivo é contribuir para a melhoria do ensino de inglês para os jovens da escola pública e, conseqüentemente, sua inserção no mercado globalizado”, ressaltou o presidente da Associação Cultura Inglesa São Paulo, Derrick Marcus.

Sobre o programa
O programa foi criado em 1996 e até este ano, mais de 5.600 docentes da língua inglesa já foram beneficiados. Na primeira etapa, os participantes aprimoram o idioma e desenvolvem fluência em um período de até 396 horas de aulas na Cultura Inglesa, o equivalente a três anos. As aulas são realizadas nas unidades de Saúde, Santana e Tatuapé, em São Paulo, e em Guarulhos. Na segunda etapa, os docentes desenvolvem uma reflexão crítica e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas em um curso que, até o ano passado, consistia em uma extensão universitária de um ano e meio da PUC-SP.

Em 2010, no entanto, a iniciativa passa a oferecer especialização lato sensu gratuitamente pelo programa, com novos conteúdos e maior número de aulas – a carga horária passa de 228 para 420 horas (até dois anos). As aulas começaram em fevereiro e para as turmas do próximo semestre, as inscrições serão abertas em junho. A Cultura Inglesa anuncia a abertura de vagas no Diário Oficial do Estado. Todas as informações sobre o curso estão disponíveis no site do programa (www.culturainglesasp.com.br/formacaoredepublica).

Neste semestre, 545 professores ingressaram nos seis módulos da primeira etapa do programa. Não há processo seletivo: todos os inscritos no período determinado passam por um teste de nivelamento para avaliar o módulo mais adequado aos conhecimentos no idioma. Os alunos se formam com o nível equivalente ao Preliminary English Test (PET), certificado pela Universidade de Cambridge no nível B1 do Conselho Europeu de Línguas Estrangeiras e, desta forma, estão aptos a entrar no curso de especialização. Mas os educadores que já possuem o nível desejável podem ingressar diretamente no curso de especialização da PUC-SP, com 60 vagas abertas por módulo a cada semestre.

Excepcionalmente neste semestre, devido à grande procura, foram disponibilizadas 90 vagas – das quais 30 para a turma com aulas às terças-feiras e 60 para as turmas de quinta. O curso é realizado na universidade, em São Paulo, e os docentes participam também de workshops mensais para troca de experiências, seguidos de uma apresentação cultural.

Para a gerente-geral da Cultura Inglesa, Lorraine de Matos, o novo curso é inaugurado em um momento crucial para o Brasil, em que a participação do país no comércio global é cada vez maior e, com isso, a demanda por profissionais qualificados que dominem o idioma também aumenta. “Além disso, a aproximação da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016 trará oportunidades para os jovens que estão hoje nos bancos escolares e se preparam para ingressar no mercado”.

A coordenadora da iniciativa e titular do Programa do Departamento de Inglês da PUC-SP, Maria Antonieta Alba Celani, afirmou em seu discurso que a ideia de substituir o curso de extensão por uma pós-graduação partiu dos próprios professores participantes. “Tendo em vista a política de educação no Brasil, que nunca valorizou o ensino de línguas estrangeiras, e a importância do inglês no cenário global e como instrumento de inclusão Social , o programa vem com o propósito de fazer os docentes reavaliarem suas práticas pedagógicas. E o curso amplia as possibilidades e as formas de ensinar inglês diante de um ensino institucionalizado”, explicou ela.

Teachers’ Links
O programa mantém o curso de aperfeiçoamento universitária em uma modalidade de ensino a distância para professores da rede que não podem comparecer às aulas presenciais. Intitulado Teachers’ Links, tem duração de um ano e meio e 270 horas de dedicação. Os módulos são Reflexão sobre novos caminhos, Reflexão sobre planejamento e materiais de ensino e Reflexão sobre o ensino-aprendizagem de línguas como um objeto de pesquisa. Só nos últimos dois anos, por exemplo, 285 bolsistas passaram por esta modalidade do programa.

Sobre a Cultura Inglesa
A Cultura Inglesa é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1935, cujo compromisso didático vai além do que uma escola convencional de línguas oferece. É uma ativa produtora e fomentadora de arte e Cultura : promove eventos, shows, espetáculos de teatro e dança e workshops. Paralelamente, desenvolve uma série de ações sociais para disseminar gratuitamente o conhecimento da língua inglesa, além de estimular a criatividade e combater a violência presente na vida de crianças e adolescentes de comunidades carentes. A escola possui 35 unidades nos estados de São Paulo e Santa Catarina.

Fonte: Lu Fernandes Comunicação e Imprensa

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s