Noticias Bacanas

Noticias Bacanas, coisas boas do nosso mundo

Programa de alfabetização recebe qualificação do MEC 24/02/2010

Filed under: Uncategorized — anafontes @ 12:33 pm

O Programa de alfabetização Além das Letras, iniciativa do Instituto Avisa Lá – organização não-governamental, sem fins lucrativos, com finalidade pública, e especializada em formação de profissionas da Educação – e do Instituto Razão Social – organização sem fins lucrativos que usa a tecnologia da informática a serviço da educação pública brasileira, e que tem como sócio-mantenedores o Grupo Promon e a Gerdau, –, acaba de ser pré-qualificado para o Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação (MEC).

A publicação, que reúne os melhores programas de ensino-aprendizagem do país, funciona como um referencial de qualidade para orientar escolas e sistemas de ensino na implementação de projetos utilizando tecnologias educacionais que contribuam para a elevação da qualidade da educação básica no país.

Com a pré-qualificação do Além das Letras, as prefeituras que se interessarem pelo programa podem aplicá-lo em seus respectivos municípios, utilizando recursos financeiros do próprio MEC. Para isso, devem aderir ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e à elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR), que visam desenvolver ações unificadas com o intuito de promover melhorias no ensino básico no Brasil.

“A tecnologia da informática tem trazido contribuições significativas para os projetos educacionais no Brasil, e hoje não podemos mais ignorar esse tipo de recurso. O Guia de Tecnologias Educacionais do MEC pode amplificar nossa iniciativa e fazer com que mais profissionais das redes públicas de ensino tenham acesso a uma prática que já trouxe resultados positivos e cuja aplicação se mostra viável, como é o caso do Além das Letras”, afirma a gerente de projetos do Instituto Razão Social , Walkyria Acquesta Dias.

O Programa Além das Letras conta com a expertise pedagógica do Instituto Avisa Lá, e com o gerenciamento tecnológico do Instituto Razão Social .

“Uma das missões do Instituto Razão Social é identificar e apoiar bons projetos, contribuindo para sua viabilização e replicabilidade em diferentes regiões do país. E foi assim com o Programa Além das Letras. “Notamos que se tratava de uma importante experiência em formação e, com a parceria, o projeto ganhou novo impulso, conjugando seminários presenciais a uma rede virtual de formação e consultoria a distância para profissionais das redes públicas de ensino que capacitam coordenadores e professores”, ressalta Walkyria.

Depois da pré-qualificação do Além das Letras, o programa poderá ser certificado definitivamente pelo MEC após dois anos desde sua publicação no Guia de Tecnologias Educacionais. Isso ocorrerá se, após a avaliação, for verificado um impacto Positivo na evolução dos indicadores de qualidade da educação básica elaborados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC). Caso os resultados sejam positivos nos municípios em que o programa for aplicado, o MEC concederá o certificado.

No total, o programa Além das Letras já beneficiou 297 formadores das secretarias municipais de educação, 2.149 escolas e cerca de 338.950 alunos em 98 municípios de 19 estados brasileiros, dentre os municípios onde o Grupo Promon está presente com as suas operações, já que um dos compromissos da companhia é justamente deixar um legado Positivo nas localidades em que suas obras são executadas.

Sobre o Instituto Razão Social – http://www.razaosocial.org.br

Criado em 2001, o Instituto Razão Social , cujos sócios mantenedores são o Grupo Promon e a Gerdau, tem a Educação como causa. Nasceu com a proposta de contribuir com os processos de ensino-aprendizagem e de gestão escolar nas redes públicas de ensino, a partir do entendimento de que é possível às empresas realizarem projetos em parceria, conjugando esforços e potencializando o impacto.

O Instituto apóia iniciativas de terceiros que tragam resultados mensuráveis e que tenham potencial de se tornarem práticas sistemáticas ou mesmo políticas públicas. Procura também replicar estes projetos para aumentar sua abrangência, utilizando a tecnologia como meio.

O Instituto Razão Social se insere em um movimento que tem o desafio de integrar o investimento Social privado na melhoria da qualidade da educação brasileira.

Fonte: A4 Comunicação

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s