Noticias Bacanas

Noticias Bacanas, coisas boas do nosso mundo

Estudantes aprendem brincando no Hopi Hari 18/02/2010

Filed under: Uncategorized — anafontes @ 11:49 am

Estudar no parque?!?! À primeira vista parece algo inusitado, mas é uma experiência que já foi vivenciada por mais de 3 milhões de alunos da rede pública e particular de ensino em Hopi Hari. Isso mesmo, o maior parque temático da América Latina ensina brincando! Implantado em 2002, o Laboratório Educativo de Hopi Hari (Led) oferece 12 oficinas pedagógicas diferentes, onde os estudantes aprendem física, biologia, ciências, história, língua portuguesa, arte e noções de Cidadania e meio Ambiente . O Led foi desenvolvido pelo Hopi Hari em parceria com o jornalista e educador Gilberto Dimenstein. O programa é baseado nos quatro pilares da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ) – o aprender a fazer, o aprender a aprender, o aprender a ser e o aprender a conviver. Em 2004, passou a contar com a assessoria dos educadores do Nipec (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Consultoria). As atividades começam com o Programa de Capacitação dos Professores, que são apresentados aos conteúdos conceituais e metodológicos das oficinas. A Capacitação é gratuita e ocorre mensalmente nas dependências do parque. O segundo passo ocorre na sala de aula, quando o professor prepara os alunos para a visita ao parque, motivando-os a vivenciar um dia que oferece muito mais que diversão, mas também muito aprendizado. Por exemplo, na disciplina de física, na Montezum – montanha-russa de madeira – os alunos estudam as formas de transformação de energia, a influência das forças dissipativas e a sensação de aumento de peso. Já no Katakumb – réplica do templo de Ramsés II – aprendem história, desvendando, entre outras coisas, todo o processo de mumificação a que eram submetidos os antigos faraós. O terceiro passo é a visitação. Por meio da experimentação, as atrações que integram as oficinas proporcionam que os alunos deixem a passividade, tão comum em sala de aula, e passem a ser um agente questionador, facilitando deste modo, a aquisição de conceitos científicos. Afinal, os estudantes interagem com o objeto em estudo. As atividades do Led são gratuitas e ocorrem sob a supervisão de um professor e de monitores treinados que introduzem os participantes ao conceito de cada disciplina e os estimulam a vivenciá-los. O conteúdo das oficinas pode ser personalizado de acordo com as necessidades pedagógicas de cada escola e/ou sala de aula. Toda atividade ocorre antes da abertura do parque. O quarto passo ocorre na volta à sala de aula, o momento da socialização, na qual o professor poderá colher os frutos da atividade em sala de aula. É interessante estimular situações de reflexão e sistematização dos conteúdos aprendidos, como por exemplo, a confecção de relatórios, mostras de ciências, redações, blogs, entre outras possibilidades. Vamos conhecer um pouco das oficinas? Oficina – Hopi Fisik Conteúdo: Física Objetivo: apresentação dos conceitos de física presentes no funcionamento das atrações do parque. Capacidade: 600 alunos Público: 8ª série do Ensino Fundamental II e todas as séries do Ensino Médio Duração: 50 minutos Oficina – Fisik no Park Conteúdo: Ciências e Física Objetivo: aplicar e exemplificar conceitos físicos num fenômeno real por meio da experimentação consciente nas atrações La Tour Eiffel e Montezum. Capacidade: 80 alunos Público: 8ª série do Ensino Fundamental II e todas as séries do Ensino Médio Duração: 50 minutos Oficina – Ami di Tumae Conteúdo: Cidadania e Meio Ambiente Objetivo: proporcionar reflexão sobre o meio Ambiente , uso racional da água e Reciclagem de lixo. Capacidade: 600 alunos Público: Ensino Fundamental I e II Duração: 50 minutos Oficina – Musikaus Conteúdo: Língua Portuguesa, Arte e Cidadania Objetivo: por meio de espetáculo musical, fala aos alunos sobre seus dramas pessoais e conflitos sociais vividos no Ambiente escolar, permitindo a abordagem de questões como ética, respeito e cooperação, sendo o bullying explicitamente presente. Capacidade: 600 alunos Público: a partir da 7ª série do Ensino Fundamental II Duração: 50 minutos Oficina – Astro Hari Conteúdo: Ciências Objetivo: apresentação de simulação que permite uma viagem pelo espaço para conhecer, identificar e localizar as constelações; o sistema solar; e mitos e lendas que envolvem a Astronomia e a Astrologia, que são frequentemente confundidas. Capacidade: 270 alunos Público: Ensino Fundamental II e Ensino Médio Duração: 50 minutos Oficina de Chocolate – curiosidades e importância nutricional Conteúdo: Ciências, Biologia e História Objetivo: discutir os benefícios de uma alimentação saudável, a história do chocolate e seu processo de fabricação. Capacidade: 11 alunos Público: Ensino Fundamental I Duração: 30 minutos Etapas: palestra e manipulação do chocolate Central de Triagem – Separação do Lixo Conteúdo: Ciências, Ética e Meio Ambiente Objetivo: discutir assuntos relacionados ao lixo, poluição, meio Ambiente e o que cada um pode fazer para realizar seu papel na sociedade. Capacidade: 80 alunos Público: Ensino Fundamental I e II Duração: 50 minutos Etapas: sensibilização, funcionamento e dinâmica ETE – Estação de tratamento de efluentes Meio Ambiente e Cidadania Conteúdo: Ciências, Biologia e Química Objetivo: discutir o uso consciente da água. Capacidade: 80 alunos Público: Ensino Fundamental I e II Duração: 50 minutos Etapas: sensibilização, funcionamento e dinâmica Oficina – Hopi Bio Conteúdo: Biologia Objetivo: apresentar e discutir aspectos fisiológicos do corpo humano nas atrações do parque. Capacidade: 600 alunos Público: 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental II e todas as séries do Ensino Médio Duração: 50 minutos Oficina – Bio no Park Conteúdo: Biologia Objetivo: vivenciar as reações fisiológicas do corpo humano nas atrações do parque. Capacidade: 80 alunos Público: 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental II e todas as séries do Ensino Médio Duração: 50 minutos Oficina – Cultura Egípcia no Katakumb Conteúdo: História, Química e Arquitetura Objetivo: conhecer a história e a Cultura egípcia. Capacidade: 20 alunos Público: Ensino Fundamental II e Ensino Médio Duração: 30 minutos Oficina de Saúde e Prevenção no Willy Mundi Conteúdo: Saúde e Ciências Objetivo: despertar o aluno para aspectos de uma vida saudável, como alimentação, higiene e atividades físicas. Capacidade: 20 alunos Público: Ensino Fundamental I Duração: 30 minutos Etapas: investigação, diversão e exploração Limitação: participam somente crianças com altura entre 1m e 1,40m Visitas Para participar das oficinas do Led é necessário que o responsável pela escola ou grupo entre em contato com o serviço de telemarketing 0300 789 5566 para se informar sobre o representante autorizado de sua região. É possível visitar mais de uma oficina no mesmo dia. A capacidade de uma oficina para outra varia, por isso a visita deve ser marcada com antecedência mínima de duas semanas. Para obter mais informações sobre o conteúdo pedagógico, esclarecer dúvidas e obter as datas das próximas capacitações, entre em contato pelo e-mail: capacitacao@hopihari.com.br Fonte: Assessoria de Imprensa de HOPI HARI

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s